Região do Condemat+ lidera certificações nacionais do Programa AbraçAR no combate à DPOC


Postado em .

Imagem: Região do Condemat+ lidera certificações nacionais do Programa AbraçAR no combate à DPOC. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

Guarulhos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes, municípios integrantes do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+), estão entre as nove cidades brasileiras reconhecidas nacionalmente pelo Programa AbraçAR, que certifica avanços na linha de cuidado da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na rede pública de saúde. A entrega oficial da certificação aconteceu nesta quarta-feira (18/6), durante o XXXVIII Congresso do Conasems, em Belo Horizonte (MG) — considerado o maior evento de saúde pública do mundo.

Desenvolvido na região desde 2022 por meio de uma parceria entre o Condemat+ e a farmacêutica Boehringer Ingelheim, o AbraçAR visa qualificar o atendimento e o acompanhamento de pacientes com DPOC por meio da capacitação de profissionais da Atenção Básica, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e agentes comunitários.

Além das formações, o programa também disponibilizou cabines de biossegurança, insumos e profissionais treinados para a realização de espirometria, exame fundamental para diagnóstico e monitoramento da doença.

As três cidades do Alto Tietê foram certificadas na categoria Esmeralda por seus avanços nos indicadores de saúde relacionados à DPOC e pela reorganização eficaz dos fluxos assistenciais, com foco em estratégias mais resolutivas, diagnóstico precoce e acompanhamento contínuo dos pacientes.

“É uma conquista coletiva, construída por profissionais comprometidos e gestores que acreditam em uma saúde pública mais resolutiva, humana e eficiente. Estar entre os poucos municípios certificados no país é motivo de orgulho para a nossa região”, destacou Rebeca Barufi, secretária de Saúde de Mogi das Cruzes e coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat+.

A conquista reforça o protagonismo regional na implantação de políticas públicas inovadoras e evidencia o papel estratégico dos consórcios intermunicipais na qualificação da gestão em saúde.

“A certificação reconhece não apenas os avanços locais, mas também a capacidade de articulação regional promovida pelo consórcio, que tem se consolidado como referência nacional na construção de soluções integradas para os desafios da saúde pública”, completou Mara Flores, secretária executiva adjunta do Condemat+.

As certificações foram entregues pela diretoria da Boehringer aos secretários Márcio Chaves (Guarulhos), Gabriel Rocha (Itaquaquecetuba) e Rebeca Barufi (Mogi das Cruzes), consolidando a região como referência no atendimento humanizado e especializado à população com DPOC.

Compartilhar
OSASCO - julho/agosto lateral
CÂMARA ARUJA - CAMPANHA AGOSTO
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
OSASCO - julho/agosto
+ Notícias