Postado em .
Desde ontem (27), a Sabesp passou a reduzir a pressão da água diariamente em toda a Região Metropolitana de São Paulo, sempre no período das 21h às 5h. A medida, segundo a companhia, é preventiva e temporária, e tem como objetivo preservar os mananciais e reduzir perdas na rede de abastecimento.
De acordo com a Sabesp, a ação atende a uma deliberação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) e busca evitar vazamentos e rompimentos de tubulações, além de contribuir para a manutenção dos níveis dos reservatórios do Sistema Integrado Metropolitano.
“Diante do cenário de estiagem e do baixo nível dos mananciais, a Sabesp está adotando a redução da pressão da água no período noturno, quando há menor consumo pela população”, informou a empresa em comunicado.
A Sabesp ressalta que imóveis com caixa d’água tendem a sentir menos os impactos da redução, já que o armazenamento garante autonomia durante o período da madrugada.
A medida integra a chamada Operação Estiagem, que busca garantir o fornecimento de água em meio ao período seco. A companhia reforça a importância da colaboração da população, com práticas de economia como reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e reutilizar a água sempre que possível.
“O uso consciente da água é essencial. Evitar desperdícios ajuda a preservar esse recurso tão valioso — não apenas para o presente, mas também para o futuro”, reforçou a empresa.