Saúde de Suzano intensifica ações de combate à sífilis com capacitação de equipes


Postado em .

Imagem: Saúde de Suzano intensifica ações de combate à sífilis com capacitação de equipes. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano mobilizou cerca de 120 profissionais de diferentes setores para reforçar as ações de combate à sífilis, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, celebrado neste sábado (19/10). Na última quinta-feira (17/10), as equipes participaram de uma capacitação no anfiteatro Orlando Digenova, focada no diagnóstico, manejo, tratamento e acompanhamento dos casos da doença.

O encontro, liderado pelo secretário de Saúde de Suzano, Diego Ferreira, foi dividido em dois períodos, manhã e tarde, e contou com a participação de diversos especialistas. Entre eles, o infectologista Samir Abdul Fattah, do Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), e Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, coordenadora do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e Hepatites Virais.

Durante a formação, foram apresentados dados epidemiológicos do município, ajudando a qualificar médicos e enfermeiros sobre o manejo e tratamento da sífilis, tanto na forma adquirida quanto congênita. A capacitação destacou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, especialmente para gestantes, a fim de evitar a transmissão vertical, que ocorre da mãe para o bebê.

A ação faz parte de um plano mais amplo para eliminar a sífilis congênita até 2030, conforme a meta do Ministério da Saúde. Entre as medidas adotadas estão a testagem trimestral das gestantes, monitoramento contínuo e a busca ativa de casos, além da investigação de 100% dos registros de sífilis congênita.

O secretário Diego Ferreira ressaltou a importância da integração entre os setores da pasta. “Estamos empenhados em aprimorar continuamente nossos serviços para garantir o atendimento de qualidade e a saúde da população”, afirmou.

Prevenção e diagnóstico

A sífilis, que pode causar ferimentos indolores e, em estágios avançados, afetar órgãos vitais como o cérebro e coração, tem prevenção e tratamento disponíveis em toda a rede de Atenção Básica de Suzano. O uso de preservativos e a realização do pré-natal adequado são ações essenciais para o combate à doença. Testes de sífilis podem ser feitos em todas as unidades básicas de saúde, cujos endereços estão disponíveis online, e no SAE/CTA, localizado na Rua Otávio Miguel da Silva, 323, no Parque Suzano.

Compartilhar
Prefeitura de Osasco Dengue - 150 x300
Portal A+ Lateral
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Prefeitura de Osasco - dengue banner 1300x100
+ Notícias