Postado em .
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Osasco realizou, entre os dias 24 e 31 de março, a Semana da Água 2025, promovendo uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos hídricos.
A abertura do evento contou com a apresentação da Camerata do Corpo Musical da Polícia Militar de São Paulo, com destaque para os solos do violinista Paulo Paschoal, da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Durante a programação, estudantes da ETEC Celso Giglio, em parceria com a SABESP, realizaram análises da qualidade da água, enquanto as Escolas Estaduais Paulo Freire e Rosa Bonfiglioli promoveram palestras sobre “Água e Emergência Climática”.
No Osasco Plaza Shopping, exposições interativas abordaram temas como saneamento, biodiversidade e preservação dos recursos hídricos, além de contar com a presença do Borboletário e do Orquidário de Osasco. Já o IV Fórum da Água, realizado na Faculdade Anhanguera, reuniu especialistas para debater a crise hídrica e os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Outras atividades incluíram uma palestra na Juventude Cívica de Osasco (JUCO) sobre a importância da preservação da água, uma visita técnica ao Aterro Sanitário promovida pela Secretaria de Serviços e Obras e a revitalização de uma nascente com o plantio de mudas no Parque Clóvis Assaf.
Com um conjunto de ações educativas e ambientais, a Semana da Água 2025 reforçou a necessidade da preservação hídrica e do compromisso coletivo para garantir um futuro sustentável.