Suzano lança programa ‘Bairros + Completos’ para fortalecer desenvolvimento urbano


Postado em .

Imagem: Suzano lança programa ‘Bairros + Completos’ para fortalecer desenvolvimento urbano. Publicado no Portal A+ | notícias de Arujá e região.

A Prefeitura de Suzano lançou oficialmente nesta segunda-feira (28/04) o programa “Bairros + Completos”, que visa transformar a realidade urbana, ambiental e social da cidade. A cerimônia, realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna, marcou o início de um trabalho que delimita 25 unidades de planejamento e apresenta dois projetos-piloto já definidos para os bairros Boa Vista e Casa Branca, com execução prevista para o primeiro semestre de 2026.

Durante o evento, o prefeito Pedro Ishi e o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, entregaram o projeto de diretrizes, junto à nova Lei de Abairramento, ao presidente da Câmara Municipal, Artur Takayama, que estava acompanhado de vereadores que participarão do debate e aprovação da proposta.

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, entre elas a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Déborah Raffoul Ishi, o vice-prefeito Said Raful, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades como o Crea-SP e o CAU-SP. A apresentação técnica foi conduzida por Eliene Coelho, diretora de Planejamento Territorial, e Ricardo Hatiw Lu, diretor de Projetos.

Reorganização urbana

A partir da definição clara dos limites dos bairros, o programa permitirá identificar demandas específicas de cada região, facilitando a atuação integrada das secretarias e a implementação de melhorias em infraestrutura, comércio, educação e saúde. As áreas compreendidas no quadrilátero central, por exemplo, passarão a ter uma nomenclatura padronizada, como “Centro”, seguida da identificação do loteamento local.

Além do Boa Vista e do Casa Branca, a Lei de Abairramento inclui bairros como Cidade Miguel Badra, Recreio Sertãozinho, Itapeti, Sesc, Jardim Revista, Meu Sossego, Tietê, Parque Maria Helena, entre outros.

Segundo o secretário Elvis Vieira, o programa é fruto de uma evolução iniciada com o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo, elaborados a partir de 2017. “Com essa nova etapa, conseguiremos trabalhar de forma mais eficaz e trazer melhorias concretas para a qualidade de vida da população”, destacou.

O prefeito Pedro Ishi reforçou que o programa trará impactos imediatos e duradouros. “O ‘Bairros + Completos’ é mais do que uma mudança de nomenclatura. É o início de um novo ciclo de desenvolvimento, que ampliará a oferta de serviços públicos e atrairá investimentos privados para as regiões,” afirmou.

Foco nos bairros-piloto

A escolha do Casa Branca se deve ao crescimento populacional de 66,7% registrado entre 2010 e 2022, segundo o IBGE. Já o Boa Vista foi selecionado pela alta densidade populacional, com 8.740 habitantes por quilômetro quadrado.

Os projetos serão desenvolvidos em três fases: levantamento de dados, diagnóstico participativo e proposição de áreas de intervenção estratégica, considerando a estrutura existente de serviços como escolas e unidades de saúde.

Presenças

Além dos secretários municipais, a cerimônia contou com vereadores como Marcio Malt, Filho do Pedrinho do Mercado, Jaime Siunte, Maizena, João Sabugo, Marcel da ONG e Inhame. Representantes de Poá, como o secretário de Habitação Marcos Dias e o diretor do Crea-SP local, também prestigiaram o evento, ao lado de lideranças da construção civil e urbanismo de Suzano.

Compartilhar
Portal A+ Lateral
+ Recentes
 
 
 
 
 
+ Buscar
Portal A+
+ Notícias