Postado em .
O vereador e GCM Uelton Almeida (União Brasil) anunciou oficialmente sua saída do cargo legislativo para assumir a função de secretário adjunto de Segurança Pública em Arujá. A decisão foi formalizada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira (24).
Em entrevista ao Portal A+, Almeida destacou que sua nova função também incluirá a criação da Guarda Ambiental, um projeto que visa combater o descarte irregular de resíduos e outras infrações ambientais no município. “Essa foi uma demanda do prefeito que considero essencial. Já havíamos trabalhado em um anteprojeto sobre o tema, e agora teremos condições de implementar a iniciativa para atuar no controle de pontos de descarte irregular e na preservação ambiental”, afirmou.
O vereador mais votado da história da Câmara de Arujá, Almeida possui uma trajetória ligada à segurança pública. Ele ingressou na Guarda Civil Municipal (GCM) aos 20 anos e, ao longo de 17 anos de atuação, esteve à frente de diversas melhorias para a corporação, incluindo a estruturação do Plano de Carreira, aquisição de equipamentos e armamento para os agentes. “O trabalho na Guarda me projetou, pois revertemos um quadro de quase extinção da corporação”, relembrou.
Desde 2016, Arujá registra uma queda consecutiva nos índices de criminalidade, resultado da integração das forças de segurança, um dos pilares defendidos por Almeida. “Os egos institucionais foram deixados de lado em favor da população”, enfatizou.
Além da segurança, sua atuação parlamentar também foi marcada por melhorias no atendimento a pessoas do espectro autista, criação de vagas para natação adaptada, implantação do serviço de equoterapia e apoio a trabalhadores do transporte escolar e motoristas de aplicativos.
Com a saída de Uelton Almeida, a vaga na Câmara de Arujá será ocupada por um suplente. O nome mais cotado para assumir o cargo é o pastor Moisés Chocolate, segundo suplente do União Brasil, já que o primeiro suplente, Betinho, atualmente ocupa a Secretaria de Esportes e, ao ser questionado pelo Portal A+ já sinalizou que não deve deixar o comando da atual Pasta. A substituição, no entanto, ainda não foi confirmada oficialmente.
Ao se despedir do Legislativo, Almeida reafirmou seu compromisso com a população. “Meu gabinete sempre foi a rua, e isso não vai mudar. Agora, na Secretaria de Segurança, seguirei trabalhando para garantir mais segurança e qualidade de vida aos cidadãos de Arujá”, concluiu.