Postado em .
De volta ao Estado de São Paulo após 11 anos, a 11ª Volta Ciclística Internacional começou ontem (17), reunindo mais de 100 ciclistas de 19 equipes brasileiras e estrangeiras em um percurso de 695 km que se estende até domingo (21). A largada promocional foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença da secretária estadual de Esportes, Cel. Helena Reis, e do deputado estadual Sebastião Santos.
A primeira etapa, entre São Paulo e Sorocaba, marcou a abertura da competição. Já nesta quinta-feira (18), o jovem Vinícius dos Santos, de 21 anos, da equipe São José Ciclismo/Instituto Athlon, conquistou a vitória na segunda etapa, disputada entre Sorocaba e Boituva. A liderança geral segue com João Pedro Rossi, da Swift Pro Cycling/Ribeirão Preto, vencedor do primeiro dia.
Na classificação geral, Rossi mantém a primeira posição, seguido por Igor Molina (Pindamonhangaba Cycling Team) e Lauro César Chaman (Soul Cycles Santos). Com o resultado, Vinícius aparece agora entre os primeiros colocados.
A prova é válida pelo Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (Classe 2 A), uma das mais altas do país. O percurso passa por Sorocaba, Boituva, Mairiporã, Indaiatuba e Guarulhos, além da capital, onde ocorre o encerramento na Assembleia Legislativa.
No sábado (20), a 4ª etapa será especial para a região do Alto Tietê, quando os atletas passarão por Guarulhos antes da chegada no Paço Municipal, em mais um trecho decisivo da competição.
Além das 17 equipes brasileiras, duas estrangeiras participam desta edição: a Harmonia Cycling Social Club, do Uruguai, e a seleção de ciclismo de Guiné-Bissau, reforçando o caráter internacional do evento.